Como atualizar o seu plano de negócio

Como já conversamos no blog há algum tempo, sempre que começarmos algum novo negócio ou simplesmente tivermos uma ideia, é importante criar um plano de negócio para que o nosso caminho para alcançar os nossos objetivos seja mais simples e o tempo para concretizar os seus sonhos seja otimizado.

Só que este plano de negócio não é eterno. O que quero dizer com isso? Simples, o plano de negócio precisa levar em conta tudo que você aprendeu para chegar aonde você está hoje.

Pense bem: quando você começou e fez o seu plano, com certeza fazia algumas coisas que hoje você considera um erro. Ou tomava decisões que hoje tomaria de uma forma completamente diferente. É por estes exatos motivos que o seu plano de negócio deve sempre ser atualizado.

Separamos algumas dicas para que você consiga fazer isso da melhor forma possível para implementá-lo na sua loja com facilidade.

  1. Releia.

Tire um tempo para reler todo o seu plano inicial e faça as anotações que você considerar necessárias. Você conseguiu alcançar quais dos objetivos? O que mudou? Existe algo novo que você quer alcançar, mas não estava no plano inicial? Isso é essencial para dar uma nova direção ao seu plano.

  1. Qual é o cenário econômico?

Em um cenário econômico volátil como o nosso, em poucos anos as mudanças podem ser grandes. Sempre leve isso em conta na hora de montar o seu plano de negócios para manter os seus objetivos razoáveis de acordo com o cenário econômico.

  1. Ouça quem faz parte da sua equipe.

Você não chegou até onde você está sozinho. Por isso, sempre ouça a opinião da sua equipe porque eles podem acrescentar ideias muito interessantes para o seu plano.

Deixe uma resposta