Quais são as principais tendências de consumo para 2019?

Entender de quais formas as pessoas se relacionam, de que maneira isso afeta sua jornada de compra e o que as empresas podem fazer para se tornarem mais próximas e eficazes durante a experiência com o consumidor, faz toda a diferença para vender mais e melhor.

2019 é o ano da inteligência e esperteza quando pensamos em consumidor. Para ajudar varejistas e empreendedores do país, selecionamos algumas tendências de consumo para esse ano, as quais foram baseadas em uma pesquisa feita pela Euromonitor Internacional.

O mercado está mais exigente

Isso traduz um grande comportamento atual das pessoas. Antes de comprar um produto, elas pesquisam exatamente o seu valor de mercado, benefícios e concorrentes, ou seja, inovar é essencial. Esse comportamento é advindo do aumento do uso da internet e redes sociais, onde tudo fica mais fácil, rápido e instantâneo.

E por falar em instantâneo

A ordem do momento é essa: Seu cliente quer algo e ele quer agora! Ele busca produtos e serviços que se adequem ao seu modo de vida, sua necessidade por rapidez e eficiência para que possam se dedicar mais ao trabalho ou aproveitando a vida. Praticidade e versatilidade são palavras de ordem nesse quesito.

A busca pelo autêntico

Principalmente quando falamos de gerações como os Millennials, é importante que as marcas ofereçam cada vez mais produtos e experiências autênticas, inovadoras e que despertem o seu imenso senso de individualidade e busca por status, uma imagem positiva e diferenciada na sociedade.

Causar impacto no mundo

As pessoas estão em busca de situações e experiências que transmitam valores e propósitos. Não basta apenas consumir, mas de que maneira consumir, como mostrar ao mundo o que você é e o que espera das pessoas.

Nunca se falou tanto em preservação do Meio Ambiente, consumo consciente e redução de danos à natureza. As pessoas querem fazer algo com significado, essa é a palavra do momento.

Seja consciente

Uma das coisas que o consumidor mais exige de empresas e marcas, é consciência e posicionamento perante diversos assuntos e situações. Eles buscam produtos e serviços que se preocupem com o outro, com o Meio Ambiente, com os animais e até questões políticas e sociais. Se a sua empresa não se posiciona, o mundo irá cobrá-la.

É tudo digital

Com o avanço da tecnologia e das possibilidades que só a internet proporciona, as pessoas fazem cada vez mais coisas e resolvem seus problemas online. As relações são online, a maior parte das experiências e conhecimento também, por isso é tão importante investir em propaganda e conteúdo digital que desperte a curiosidade e empolgação do usuário, afinal de contas a concorrência é alta!

Mudança no estilo de vida

As gerações antigas hoje confrontam com as mais novas em diferentes aspectos, e um deles é a mudança no estilo de vida. Os então Millennials se apresentam cada vez mais independentes e construindo relações efêmeras, tanto é, que o número de pessoas solteiras e famílias menores, aumentou drasticamente.

Os anos passam e as mudanças ocorrem cada vez mais rápido e a tendência é só aumentar! É importante entender esses novos consumidores e o que esperam das marcas e do mundo, assim fica mais fácil desenvolver produtos e serviços para eles, além é claro, do surgimento de novas oportunidades e lançamentos.

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