Como manter os funcionários motivados em 5 passos

É fácil reconhecer um funcionário motivado: ele é focado, trabalha mais feliz, é proativo e quase não reclama ao longo do trabalho. E sabe por que isso acontece? Porque ele quer, porque ele se sente motivado para trabalhar na sua empresa e veste a camisa do lugar.

Todo empreendedor sonha em compor equipes repletas de funcionários motivados, mas o que precisa ser feito para isso? Separamos algumas dicas para te ajudar:

Defina metas

Definir metas é ideal para alcançar objetivos e torna o dia a dia do funcionário, mais motivador e da propósito ao que ele faz, até porque ele sabe que se chegar lá, terá recompensas que vão muito além de dinheiro.

Comemore

Comemore as pequenas vitórias que acontecem na empresa, sejam elas sociais, de desenvolvimento e até culturais. Isso gera afinidade, alegria e quebra a rotina de trabalho, que muitas vezes é árdua.

Como anda o feedback?

Elogiar as pessoas pelo bom trabalho exercido, é muito bom, mas um feedback ideal, é aquele que também oferece um direcionamento, algo mais específico e não genérico, assim fica mais fácil para a pessoa perceber o que pode continuar fazendo e o que seria interessante mudar.

Mantenha as promessas

A motivação do seu funcionário também acontece através de uma atmosfera de confiança. É importante cumprir as promessas ditas e não abalar os contratos que muitas vezes vão além do profissional, e sim, psicológico, afinal de contas, nada mais complicado do que a quebra de confiança.

Quando o assunto é empreender, cuidar de toda a equipe e do trabalho como um todo, é interessante experimentar, ousar e nunca esquecer que o risco faz parte da jornada e ajuda no amadurecimento e crescimento do todo.

Como anda a motivação dos seus funcionários? Você tem um time alegre e proativo?

Deixe uma resposta