Gestão financeira: o que a sua empresa não deve fazer!

A sua empresa enfrenta problemas financeiros? Nos últimos meses os gastos não bateram e o caixa fechou no vermelho? Se você respondeu sim ou ficou em dúvida sobre as questões anteriores, provavelmente o seu negócio sofre problemas de gestão financeira.

Muitos profissionais ficam em dúvida sobre quais alternativas e decisões são melhores para a organização. Alguns erros são clássicos e acabam atrapalhando o orçamento,principalmente os lucros do lugar, para isso, separamos algumas atitudes que você deve tomar, para garantir que a conta termine em azul no final do mês.

Contas empresariais x pessoais

Não separar as contas pessoais das empresariais é sem dúvidas um dos problemas mais graves. O que geralmente acontece é um descontrole financeiro que afeta a empresa toda e o decorrer das transações.

Muitas vezes o fluxo ocorre de maneira natural e constante, até o gestor perceber contas em atraso, multas e falta de dinheiro, já que ele misturou as contas e acabou retirando muito dinheiro de caixa. Para isso, é melhor separar as despesas e definir um salário mensal para o empreendedor, um valor estipulado que ele não possa ultrapassar e consequentemente, não interferir nos gastos da empresa.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é essencial para controlar cada centavo que entra e sai da empresa. Qual o capital do lugar, os gastos mensais e quanto de lucro a empresa tem por mês. Esse controle pode ser feito por uma planilha online ou em uma folha de papel que possa ser moldada a cada semana.

Contar com o auxílio de profissionais especializados na área, também é de grande valia, facilita o processo e evita enganos.

Contas para pagar e dinheiro para receber

O empreendedor precisa ter controle diário sobre as contas a serem pagas e tudo o que a empresa tem para receber. Se as contas ficam em débito, os juros sobem e aí vira uma bola de neve, principalmente porque muitas vezes alguns recebimentos são em datas diferentes das do pagamento, o que é outro fator importante para ser analisado e desenvolvido da melhor maneira.

A gente sabe que manter as despesas do negócio não é tarefa fácil, mas é de extrema importância para que a sua empresa não acabe de portas fechadas. Algumas dicas são simples e outras mais complexas, mas não se apavore, a organização é a peça chave! Boa sorte.

Deixe uma resposta